terça-feira, 24 de julho de 2007

ser-se

“Aprendi a dizer, a curvar-me aos meus próprios desejos, a tirar com as mãos as ervas daninhas e pragas em volta da horta. Moldada no fogo do fogão a lenha, sou forte, caibo com conforto dentro da pele, digo com candura ou com espada o que penso.”
(papel manteiga para embrulhar segredos)
E conversei sem nenhuma outra intenção. Comedida mesmo, sem fazer charme. Mas chegou a hora em que os assuntos começaram a escassear. Mudou a atmosfera, mudou o humor. Estava decidida a não ficar com ele.
Daí silêncio. Daí olhos nos olhos. Ele perguntou o que eu estava pensando...
_ prefiro não dizer...
_ não quer materializar?...
_ eu quero!... mas também gosto do silêncio...
Daí calor... e beijo de esquimó. E nariz. E nariz. E beijo no rosto, e cheiro. E barba. Pouca barba. Ele segurou minha mão no peito dele. E carinho dele em mim. E respiração e coração batendo. Não me mexi pra ir lá beija-lo. E nem ele veio. A gente ficou assim, nesse namoro Eça de Queiroz. A gente desejava, mas num ia fazer. E nada precisava ser dito.
Então, alguém acendeu uma luz. Estava frio. Ele segurou minha mão em baixo do cobertor. E sono.
De novo, possibilidades. Fiz como era certo, não porque era certo, mas porque era o que eu queria. Nem fugi, nem me atirei desvairada. E me senti confortável dentro de mim. Eu fui eu mesma.

domingo, 22 de julho de 2007

Delicado, correto e saboroso

Ontem, encontrei alguém na estrada. Um encontro delicado, correto e saboroso, com gosto de café da tarde. E com muita conversa, como são os melhores encontros.

Bolo Delicado de Maçã e Castanha-do-Pará

Essa é uma receita deliciosa, como os encontros que acontecem sem pretensão.

Ingredientes:
4 maçãs
1 xic. de castanha do pará picada
4 ovos
1 e 1/5 xic. de açúcar
1 col. de chá de essência de baunilha

3 xic. de trigo com fermento

250 g
de margarina

açúcar e canela para polvilhar

Modo de fazer:
Antes de qualquer coisa, unte uma forma grande com margarina e trigo.
Descasque e pique as maçãs. Misture as maças picadas, a castanha e o açúcar. Deixe descansar por pelo menos uma hora, tempo suficiente para o açúcar derreter e criar um melaço.

Fica assim, ó:

Quando estiver bem derretido, misture delicadamente com o fouet os outros ingredientes, nessa ordem (pra quem não sabe o que é fouet ou não tem um em casa, pode ser a uma colher de pau mesmo): ovos (tire a pelinha da gema pro cheiro do ovo ficar menor), margarina, baunilha e trigo.
Coloque na assadeira untada. Misture açucar e canela e polvilhe por cima (seja generoso), leve ao forno pré-aquecido por cerca de 35 min, ou até o palito sair limpo.


quarta-feira, 11 de julho de 2007

"Gente que não mente nem quando precisa, pode causar profundos danos em corações sensíveis"
(papel manteiga para embrulhar segredos)